Campinas – Sede da Fazenda Mato Dentro


Imagem: Condephaat

A Sede da Fazenda Mato Dentro, em Campinas-SP, surgiu no início do século XIX, no período de desenvolvimento da produção açucareira na região de Campinas.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído:
Sede da Fazenda Mato Dentro
Localização:
 R. Raul Teixeira Penteado, nº 2 – Vila Brandina – Campinas-SP
Número do Processo: 00309/73
Resolução de Tombamento: Resolução 34, de 10/05/1982
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, Seção I, 13/05/1982, p. 27
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 173, p. 40, 25/05/1982
Uso Atual: Parque Ecológico Emilio José Salim

CONDEPACC – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas
Nome atribuído:
Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim
Número do Processo:
06/95
Resolução de Tombamento: Resolução 037, de 22/10/2002

Descrição: Área da antiga Fazenda Mato Dentro, depois incorporada à Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, como Estação Experimental do Instituto Biológico (a partir de 1937), e mais recentemente, à Secretaria do Estado do Meio Ambiente; o Parque Ecológico nasceu de um Decreto do Governo Estadual de 1987 com o propósito de preservar e recuperar valores arquitetônicos e paisagísticos da região.
Com uma área de 110 hectares e projeto paisagístico de Roberto Burle Marx, a implantação do Parque Ecológico visou a recuperação e repovoamento vegetal de uma área de 2.850.000 m2 – com 1.100.000 m2 aberta ao público – com espécies da flora brasileira, espécies nativas da região da bacia do rio Piracicaba e algumas espécies exóticas, em especial as palmeiras.
O Parque Ecológico abriga também exemplares tombados e restaurados da arquitetura campineira do século XIX, entre eles, o Casarão, a tulha e a capela da antiga Fazenda Mato Dentro, espaços que integram um Museu Histórico Ambiental e o desenvolvimento de diversos programas de educação ambiental.
O Parque possui ainda 7 quadras poliesportivas (equipadas com vestiários), campos de futebol soçaite, quadra de bocha e malha, trilhas para caminhadas, pista de cooper, playground, áreas para piquenique, anfiteatro, e dois estacionamentos com capacidade para 1.000 carros.
Fonte: Secretaria de Turismo/PMC.

Descrição: A antiga Fazenda Mato Dentro surgiu no início do século XIX, no período de desenvolvimento da produção açucareira na região de Campinas. Por volta de 1820, Maria Luiza de Souza Aranha e Francisco Egídio de Souza Aranha assumem a propriedade e iniciam o plantio e beneficiamento do café. Em 1936, a propriedade foi adquirida por Arnaldo Ribeiro Pinto e, em seguida, pelo governo do Estado de São Paulo que ali instalou o Instituto Biológico e criou, em 1988, o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim. A sede é um sobrado de grandes dimensões, com técnicas construtivas diversas, como a pedra entaipada na fundação, taipa de pilão e alvenaria de tijolos nas paredes. Coberta por telhas do tipo capa e canal, a estrutura do telhado, em tesouras de madeira, vence longos vãos, sem apoios intermediários. A sede e a capela, juntamente com as pinturas do seu interior, foram restauradas recentemente para a instalação de um museu.
Fonte: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

FOTOS:

PANORAMA 360 GRAUS

MAIS INFORMAÇÕES:
Áurea Pereira da Silva
Prefeitura Municipal
Wikipedia


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.