Magé – Capela de Santo Aleixo


Imagem: Google Street View

A Capela de Santo Aleixo, em Magé-RJ, foi implantada em pequena elevação. A posição da sacristia atrás da capela-mor resultou na criação da galeria lateral de comunicação.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome atribuído: Capela de Santo Aleixo, filial Freguesia de Nossa Senhora da Piedade de Magepe, na localidade de Capela, na Rua Saquarema (Magé)
Localização: R. Saquarema – Freguesia de Nossa Senhora da Piedade de Magepe – Localidade de Capela – Magé – RJ
Processo de Tombamento: E-18/300.049/84
Tombamento Provisório: 18/01/1989

Descrição: A capela de Santo Aleixo foi implantada em pequena elevação como as demais capelas da região, porém, a posição da sacristia atrás da capela-mor resultou na criação da galeria lateral de comunicação. Destaca-se do arruamento que se desenvolve no longo de um largo sem calçamento, seguindo o traçado espontâneo do primitivo caminho, que liga Guapimirim a Inhomirim.
Fonte: Inepac.

Descrição do conjunto: Os oito imóveis que integram esse processo de tombamento, mais as Igrejas de Nossa Senhorada Guia de Pacobaíba e de São Nicolau de Suruí, antes citadas – todos em Magé, além da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda e a Capela de Nossa Senhora da Conceição, atualmente no município de Guapimirim, formam uma rede de igrejas e capelas construídas desde o início da colonização em volta da baía de Guanabara. A maioria das igrejas primitivas foi reconstruída no início do século XVIII com linguagem classicizante e apuroformal nas fachadas. Os templos, na maioria dedicados às diferentes invocações de Nossa Senhora, formam como um colar – um rosário – de edificações brancas com suas fachadas voltadas para a praia e destacam-se na paisagem verdejante das serras que compõem o cenário de fundo da orla norte da baía. Pontas de lança da civilização ocidental que progressivamente se impunha ao terreno selvagem, essas capelas e igrejas testemunham o surgimento e a continuidade das comunidades primitivas que deram origem às diferentes localidades hoje englobadas pelo processo de metropolização.
Fonte: Inepac.

CONJUNTO:
Guapimirim – Capela de Nossa Senhora da Conceição
Guapimirim – Igreja de Nossa Senhora da Ajuda
Magé – Capela de Nossa Senhora da Conceição
Magé – Capela de Nossa Senhora dos Remédios
Magé – Capela de Nosso Senhor do Bonfim
Magé – Capela de Santa Ana Piedade
Magé – Capela de Santo Aleixo
Magé – Capela de São Francisco de Croará
Magé – Igreja de Nossa Senhora da Piedade de Magepe
Magé – Igreja de Nossa Senhora da Guia de Pacobaíba
Magé – Igreja de São Nicolau


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.