Magé – Igreja de Nossa Senhora da Guia de Pacobaíba


Imagem: Diocese

A Igreja de Nossa Senhora da Guia de Pacobaíba, em Magé-RJ, foi edificada no lugar de uma antiga capela de taipa de pilão dedicada à Santa Margarida.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Localização: Praia de Ipiranga – Mauá – Magé-RJ
Processo de Tombamento: E-03/06.999/80
Tombamento Provisório: 03/06/1980
Tombamento Definitivo: 17/03/1989

Descrição: Na praia de Mauá, Município de Magé, teria sido fundado uma paróquia no ano de 1647.
Em 1669, na casa do Padre Lucas de Souza, um Oratório servia de igreja paroquial, enquanto estava sendo construída a Igreja de Nossa Senhora da Guia, anteriormente dedicada a Santa Margarida.
Esta primeira igreja de Nossa Senhora da Guia ruiu, e outra foi edificada no outeiro onde hoje se encontra.
Por ordem de Dom José de Barros Alarcão, Bispo do Rio de Janeiro, a Igreja de Nossa Senhora da Guia já funcionava como paróquia em 1683.
No arquivo da Cúria Diocesana de Petrópolis há folhas de registro de óbitos do ano de 1724, assinados pelo pároco Padre Manuel Mendes; nessa época era Bispo do Rio de Janeiro Dom Antônio de Guadalupe, porém somente o Alvará de 14 de dezembro de 1755 deu a Igreja de Nossa Senhora da Guia o título de Paróquia perpétua.
Fonte: Diocese.

Criação da Paróquia
Sendo Bispo do Rio de Janeiro, Dom Frei Antônio do Desterro foi criada a Paróquia de Nossa Senhora da Guia de Pacobaíba (dita também de Mauá), no dia 14 de dezembro de 1755.
Fonte: Diocese.

Primeiro Vigário
Nomeado por Dom Frei Antônio do Desterro, Bispo do Rio de Janeiro, o primeiro Vigário da Paroquia de Nossa Senhora da Guia de Pacobaíba foi o Padre Antônio Ferreira, que tomou posse no dia 24 de abril de 1756. (Fonte: Texto escrito por Monsenhor Mário Correa e publicado no Anuário de 1997 da Diocese de Petrópolis).
Fonte: Diocese.

Descrição: A igreja de Nossa Senhora da Guia de Pacobaíba foi edificada no lugar de uma antiga capela de taipa de pilão dedicada à Santa Margarida, entre o fim do século XVII e início do XVIII. Com um vocabulário arquitetônico classicizante, a composição das fachadas e plantas conforma-se a um traçado regulador rigoroso, indicando uma interessante sintonia com os gostos formais e a racionalidade mais avançada da época.
Fonte: Inepac.

Descrição: Os oito imóveis que integram esse processo de tombamento, mais as Igrejas de Nossa Senhorada Guia de Pacobaíba e de São Nicolau de Suruí, antes citadas – todos em Magé, além da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda e a Capela de Nossa Senhora da Conceição, atualmente no município de Guapimirim, formam uma rede de igrejas e capelas construídas desde o início da colonização em volta da baía de Guanabara. A maioria das igrejas primitivas foi reconstruída no início do século XVIII com linguagem classicizante e apuroformal nas fachadas. Os templos, na maioria dedicados às diferentes invocações de Nossa Senhora, formam como um colar – um rosário – de edificações brancas com suas fachadas voltadas para a praia e destacam-se na paisagem verdejante das serras que compõem o cenário de fundo da orla norte da baía. Pontas de lança da civilização ocidental que progressivamente se impunha ao terreno selvagem, essas capelas e igrejas testemunham o surgimento e a continuidade das comunidades primitivas que deram origem às diferentes localidades hoje englobadas pelo processo de metropolização. A capela de Nossa Senhora da Conceição está situada em uma pequena ilha que se forma pela queda do rio Guapi, envolvida por densa vegetação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Construção religiosa elementar, com partido e proporções semelhantes a outras pequenas capelas em Magé, tem de peculiar um alpendre, elemento comum na arquitetura rural fluminense dos séculos XVIII e XIX, período provável de sua edificação.
Fonte: Inepac.

CONJUNTO:
Guapimirim – Capela de Nossa Senhora da Conceição
Guapimirim – Igreja de Nossa Senhora da Ajuda
Magé – Capela de Nossa Senhora da Conceição
Magé – Capela de Nossa Senhora dos Remédios
Magé – Capela de Nosso Senhor do Bonfim
Magé – Capela de Santa Ana Piedade
Magé – Capela de Santo Aleixo
Magé – Capela de São Francisco de Croará
Magé – Igreja de Nossa Senhora da Piedade de Magepe
Magé – Igreja de Nossa Senhora da Guia de Pacobaíba
Magé – Igreja de São Nicolau

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Diocese


Comentários

  1. Jovane Monteiro |

    Eu gostaria muito dever a Igreja de Nossa Senhora da Guia, com o telhado semelhante ao original, que foi substituído por telhas Francesas em uma reforma na década de 80. Foi um grande erro essa descaracterização, antes restauracem as telhas originais que lá estavam.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.