Guapimirim – Igreja de Nossa Senhora da Ajuda


Imagem: Google Street View

A Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, em Guapimirim-RJ, foi fundada em 1647. Seu templo foi edificado pelos irmãos Pedro Gago e Estevão Gago, perto do Rio Sernambetiba.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome atribuído: Igreja de Nossa Senhora da Ajuda de Guapimirim
Localização: Parque d’Ajuda – Vale das Pedrinhas – Guapimirim – RJ
Processo de Tombamento: E-18/300.049/84
Tombamento Provisório: 18/01/1989

Descrição: A Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda foi fundada em 1647 e é um dos muitos patrimônios históricos e religiosos da Cidade de Guapimirim. Seu templo foi edificado pelos irmãos Pedro Gago e Estevão Gago, perto do Rio Sernambetiba.
Quando os militares e marinheiros portugueses partiam em expedições, clamavam por Nossa Senhora d’Ajuda. O culto em torno da santa chegou ao Brasil ainda no tempo em era Colônia de Portugal. A primeira imagem de Nossa Senhora d’Ajuda veio com o explorador Tomé de Souza e os primeiros jesuítas. Em Guapirimim, a fé em Nossa Senhora d’Ajuda remonta ao século XVII, quando foi erigida a Capela em homenagem à santa, às margens do Rio Aguapei-Mirim. Em 1713, o templo foi demolido, porém, a devoção permaneceu, levando à criação de uma Paróquia de Nossa Senhora d’Ajuda de Guapimirim, como ficou denominada, no Vale das Pedrinhas. Quando a epidemia de febre Palude dizimou a população das redondezas, a Paróquia foi abandonada e, no início do século XX, ficou em ruínas. Em 1990, foram inauguradas as obras da atual edificação.
Todo mês de agosto, que é o mês festivo de Nossa Senhora d’Ajuda (dia 15), é realizada a Quermesse com suas tradicionais barracas de comida e artesanato. Atualmente, é denominada Paróquia de Nossa Senhora d’Ajuda de Guapimirim e foi tombada em 1989, apesar de não conservar suas características originais.
Fonte: IBGE/mapadecultura.rj.gov.br.

Descrição: A história de Guapimirim se confunde um pouco com a história de Magé, município do qual se emancipou através de plebiscito. Os primeiros registros de Guapimirim¹ datam de 1674 e citam um povoado de índios Timbiras às margens do rio Aguapei-Mirim na região onde hoje, estão localizados os bairros Vale das Pedrinhas e Parque D’ Ajuda. Relatos mostram, que neste mesmo ano, no lugar foi erguida a igreja de Nossa Senhora D’ Ajuda do Aguapei-Mirim cujo nome foi dado à localidade que ali surgiu.
Fonte: Câmara Municipal.

Descrição: Os oito imóveis que integram esse processo de tombamento, mais as Igrejas de Nossa Senhorada Guia de Pacobaíba e de São Nicolau de Suruí, antes citadas – todos em Magé, além da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda e a Capela de Nossa Senhora da Conceição, atualmente no município de Guapimirim, formam uma rede de igrejas e capelas construídas desde o início da colonização em volta da baía de Guanabara. A maioria das igrejas primitivas foi reconstruída no início do século XVIII com linguagem classicizante e apuroformal nas fachadas. Os templos, na maioria dedicados às diferentes invocações de Nossa Senhora, formam como um colar – um rosário – de edificações brancas com suas fachadas voltadas para a praia e destacam-se na paisagem verdejante das serras que compõem o cenário de fundo da orla norte da baía. Pontas de lança da civilização ocidental que progressivamente se impunha ao terreno selvagem, essas capelas e igrejas testemunham o surgimento e a continuidade das comunidades primitivas que deram origem às diferentes localidades hoje englobadas pelo processo de metropolização.
Fonte: Inepac.

CONJUNTO:
Guapimirim – Capela de Nossa Senhora da Conceição
Guapimirim – Igreja de Nossa Senhora da Ajuda
Magé – Capela de Nossa Senhora da Conceição
Magé – Capela de Nossa Senhora dos Remédios
Magé – Capela de Nosso Senhor do Bonfim
Magé – Capela de Santa Ana Piedade
Magé – Capela de Santo Aleixo
Magé – Capela de São Francisco de Croará
Magé – Igreja de Nossa Senhora da Piedade de Magepe
Magé – Igreja de Nossa Senhora da Guia de Pacobaíba
Magé – Igreja de São Nicolau

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Câmara Municipal


Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.