Guapimirim – Capela de Nossa Senhora da Conceição


Imagem: Google Street View

A Capela de Nossa Senhora da Conceição, em Guapimirim-RJ, foi construída em 1713, numa pequena ilha fluvial entre dois braços do Rio Soberbo, no Parque da Serra dos Órgãos.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome atribuído: Capela de Nossa Senhora da Conceição, filial da Freguesia de N. Sra. da Ajuda, situada no Parque da Serra (Guapimirim)
Outros Nomes: Capela de Nossa Senhora da Conceição do Soberbo
Localização: Freguesia de Nossa Senhora da Ajuda – Parque da Serra – Guapimirim – RJ
Processo de Tombamento: E-18/300.049/84
Tombamento Provisório: 18/01/1989

Descrição: A capela de Nossa Senhora da Conceição está situada em uma pequena ilha que se forma pela queda do rio Guapi, envolvida por densa vegetação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Construção religiosa elementar, com partido e proporções semelhantes a outras pequenas capelas em Magé, tem de peculiar um alpendre, elemento comum na arquitetura rural fluminense dos séculos XVIII e XIX, período provável de sua edificação.
Fonte: Inepac.

Descrição: Há controvérsias, mas a história conta que os primeiros batismos da família real e sua corte, na região da Serra Verde Imperial, aconteceram na Capela de Nossa Senhora da Conceição do Soberbo. Construída, em 1713, no meio da bifurcação das águas do rio Soberbo, o templo é uma das atrações do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e seu acesso se dá através do antigo leito da estrada de ferro que ligava o cais de Piedade a Teresópolis. Com alpendres laterais, que eram mCAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DO SOBERBOuito comuns na arquitetura rural fluminense dos séculos XVIII e XIX, a a capela é coberta por telhas francesas e precedida por um terreno ladeado por muros de arrimo (escorados). Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) em 1989, foi restaurada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBIO) em 2011. As missas celebradas no dia de Nossa Senhora da Conceição, em 8 de dezembro, são muito procuradas pelos fiéis.
Fonte: IHGI.

Descrição: A Capela de Nossa Senhora da Conceição do Soberbo divide opiniões quanto à data de sua construção, sendo o ano de 1713 tido como o oficial. A Capela está situada em pequena ilha fluvial formada entre dois braços do Rio Soberbo, na Sede Guapimirim do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso). Na fachada da Capela está gravada a data de 1713 e teria sido construída pelo Padre Antônio Tavares, no entanto, alguns historiadores associam a Capela à antiga Fazenda dos Amorins, erguida por Antônio de Amorim Lima em 1731.
Atualmente, a Capela se situa dentro da área do Parnaso, é tombada desde 1989 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro (INEPAC/RJ), foi restaurada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBIO) em 2011 e se constitui como filial da Freguesia de Nossa Senhora da Ajuda de Guapimirim.
A Capela do Soberbo representa significativo remanescente histórico-cultural do período de ocupação colonial do Recôncavo da Guanabara, da expansão em direção às terras baixas do fundo da baía e dos contrafortes da Serra dos Órgãos, em direção aos caminhos das Minas Gerais.
O século XVIII, período da edificação da Capela, é caracterizado pelo Barroco (também classificado como jesuítico), portanto, a Capela de Nossa Senhora da Conceição do Soberbo apresenta projeto peculiar com a presença de uma nave única, de sacristia e de alpendre lateral. A fachada principal segue proporções estudadas de alturas, larguras, cheios e vazios, há uma marcação de cimalhas, cunhais e valorização de um pequeno frontão triangular de gosto clássico. A sobriedade da fachada é acentuada pela elegância do portal. A Capela é caiada de branco com janelas e portas em azul forte, cercada por densa vegetação da Mata Atlântica, tendo ao fundo o contorno da Serra dos Órgãos, destacando a Pedra do Escalavrado, à sua frente estende-se um terreno conformado por muros de arrimo que servem de adro, limitado pelo antigo leito da estrada de ferro que ligava o Cais da Piedade a Teresópolis e atravessava a atual comunidade da Barreira, na lateral esquerda observa-se o suporte do sino, discreto campanário, erguido em trilhos e datado de 1903.
Fonte: IBGE.

Descrição do conjunto: Os oito imóveis que integram esse processo de tombamento, mais as Igrejas de Nossa Senhorada Guia de Pacobaíba e de São Nicolau de Suruí, antes citadas – todos em Magé, além da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda e a Capela de Nossa Senhora da Conceição, atualmente no município de Guapimirim, formam uma rede de igrejas e capelas construídas desde o início da colonização em volta da baía de Guanabara. A maioria das igrejas primitivas foi reconstruída no início do século XVIII com linguagem classicizante e apuroformal nas fachadas. Os templos, na maioria dedicados às diferentes invocações de Nossa Senhora, formam como um colar – um rosário – de edificações brancas com suas fachadas voltadas para a praia e destacam-se na paisagem verdejante das serras que compõem o cenário de fundo da orla norte da baía. Pontas de lança da civilização ocidental que progressivamente se impunha ao terreno selvagem, essas capelas e igrejas testemunham o surgimento e a continuidade das comunidades primitivas que deram origem às diferentes localidades hoje englobadas pelo processo de metropolização.
Fonte: Inepac.

CONJUNTO:
Guapimirim – Capela de Nossa Senhora da Conceição
Guapimirim – Igreja de Nossa Senhora da Ajuda
Magé – Capela de Nossa Senhora da Conceição
Magé – Capela de Nossa Senhora dos Remédios
Magé – Capela de Nosso Senhor do Bonfim
Magé – Capela de Santa Ana Piedade
Magé – Capela de Santo Aleixo
Magé – Capela de São Francisco de Croará
Magé – Igreja de Nossa Senhora da Piedade de Magepe
Magé – Igreja de Nossa Senhora da Guia de Pacobaíba
Magé – Igreja de São Nicolau

FOTOS:

 


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.